Como aumentar a prospecção de clientes com ajuda da internet para vender mais

Aumente a prospecção de clientes

Quer conhecer uma poderosa estratégia de marketing capaz de facilitar a prospecção de clientes e aumentar as vendas do seu negócio?

Irei compartilhar com você as técnicas utilizadas não só por grandes empresas multinacionais do varejo online, mas por diversos profissionais que trabalham com Marketing Digital espalhados pelo mundo.

Além de elevar o número de oportunidades das empresas a curto prazo, esta técnica também pode reduzir o custo de aquisição por cliente ao longo do tempo.

Não entender como se aplica esta estratégia de relacionamento e vendas pode comprometer o seu negócio, principalmente nos próximos anos. Portanto, não deixe que seus concorrentes o deixem para trás quando o assunto for prospecção de clientes e vendas online.

Ficou curioso(a) para saber como essa estratégia para atrair novas oportunidades? Então continue lendo este artigo para saber mais sobre:

  • O que é marketing de conteúdo afinal?
  • Qual a maneira mais eficiente para gerar mais relacionamento e oportunidades?
  • Como grandes multinacionais estão fazendo para captar novos clientes?
  • O que analisar na minha empresa, antes de aplicar esta estratégia ?
  • O que é marketing direto e quais suas diferenças?
  • 3 passos para aumentar a prospecção de clientes e vender pela internet com marketing de conteúdo

Curtiu o assunto deste artigo? Então compartilhe com seus amigos para que cada vez mais pessoas tenham conhecimento das estratégias que realmente funcionam no mercado online.

O marketing digital, assim como todo processo de vendas através da Internet, evoluiu muito, principalmente nos últimos 5 anos. Um fator importante para este crescimento foi o uso de estratégias baseadas em marketing de conteúdos e lançamentos de produtos ou serviços através de e-mails.

Como você pode ver na pesquisa realizada na (ferramenta de análise de tendências do Google) Google Trends , a busca feita para os termos: marketing digital e marketing de conteúdo cresceu muito.

Marketing digital

Marketing de conteúdo

A previsão é que este crescimento se mantenha ou acelere para os próximos anos. 

O que é marketing de conteúdo afinal?

É uma estratégia baseada na produção de conteúdos relevantes que ajudam, ensinam e auxiliam o potencial cliente a entender melhor os benefícios de uma estratégia, serviço ou produto específico. É uma forma de educar seu público entregando materiais em diferentes formatos como vídeos, áudios, textos e imagens para sua empresa se relacionar de maneira mais próxima e com mais eficiência.

Fique tranquilo, continue lendo este artigo para saber mais sobre:

  •     Qual a maneira mais eficiente para gerar mais relacionamentos e oportunidades?
  •     Como grandes empresários e multinacionais fazem para captar novos clientes?
  •     O que analisar na sua empresa, antes de aplicar esta estratégia?
  •     O que é marketing direto e quais suas diferenças?

Curioso para saber como aumentar a prospecção de clientes? Ótimo, então vamos lá.

Qual a maneira mais eficiente para gerar mais relacionamento e oportunidades?

Muitos empresários, infelizmente, ainda não conseguiram se dar conta, mas o poder de relacionamento e vendas pela internet está ficando cada vez maior.

Ainda existem muitas pessoas que têm medo de fazer procedimentos e compras online. Eu entendo isso. Mas eu te pergunto, e toda essa nova geração que já nasceu praticamente grudada em uma tela de smartphone?

Você acredita realmente que eles vão ter algum tipo de receio em fazer compras pela internet com os sistemas de pagamentos e garantias ficando cada vez mais e mais seguros? 

Eu acredito que não. 

Sem dúvida, ter um site ou blog na internet, se tornou indispensável para qualquer empresa que queira ter melhores resultados e reduzir os efeitos da crise em seu negócio. Somente o fato de saber que suas informações, ofertas e promoções vão estar disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano já não seria o suficiente para você melhorar a sua prospecção de clientes? 

Como grandes multinacionais estão fazendo para captar novos clientes?

Quando você pensa em comprar ou dar algum presente, uma das primeiras tarefas é fazer uma rápida pesquisa na internet, correto? Então você se depara com dezenas de ofertas relacionadas à sua busca por aquele  produto ou serviço.

Qual escolher? O que comprar?  Onde pesquisar?

De repente você lê uma oferta que diz: Ganhe um cupom promocional com 50% de desconto na primeira compra, cadastre-se grátis.

Neste simples exemplo está o principal “ segredo” das empresas que têm sucesso com marketing digital. Elas dão alguma recompensa, algum benefício grátis (nem sempre será um desconto) em troca de seu e-mail para contato. Desta maneira, mesmo que o cliente não compre absolutamente nada a empresa tem como se relacionar com ele posteriormente.

Alguns exemplos abaixo:

Netflix exemplo  Peixe urbano

cristian 

Como podes ver a forma de aplicar varia um pouco, porém os fundamentos são os mesmos.

O que analisar na minha empresa, antes de aplicar esta estratégia ?

Existe apenas um grande motivo para empresários e multinacionais renomadas usarem esta técnica para aumentar a prospecção de clientes, ela funciona.

Antes de colocar a carroça na frente dos bois e colocar a mão na massa, responda.

Você tem uma marca registrada? Possui uma identidade visual atraente que caracterize seu negócio? Sua marca está presente em alguma rede social? Tem ou já teve um website ou blog? Produz algum tipo de conteúdo?

Se você disse não para alguma destas perguntas, é importante que avalie seus reais objetivos e riscos pela frente. Sugerimos fortemente que comece pela base,  pois não é possível construir um prédio nem mesmo uma pequena casa sem os fundamentos certos.  

Você precisa dar os primeiros passos.  Registrar o nome da marca, construir uma identidade visual e logo atraente, que represente as características da empresa. Começar a construir sua presença online com um site/blog ou inicialmente uma página em alguma rede social.

Lembre-se, comece pelos fundamentos. 

O que é marketing direto e quais suas diferenças?

Marketing direto é uma forma de fazer ofertas que usa uma ou mais mídias de propaganda para obter uma resposta mensurável em um curto espaço de tempo.

Geralmente é composta de uma chamada para ação ou CTA (call to action) no final de cada oferta, por exemplo: “Ligue agora, compre no site. Ligue e reserve”. O investidor poderá avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) simplesmente dividindo o valor total investido pelo número de vendas realizadas no período.

Existem 2 tipos de marketing direto: o de interrupção e de permissão.

Na estratégia de marketing de conteúdo se utiliza basicamente o marketing de permissão, também conhecido como marketing de 2 passos. Para aumentar a prospecção de clientes está é a estratégia mais indicada.

Além do marketing de 2 passos ser muito mais eficiente para gerar oportunidades e vendas pela internet, ele se torna incrivelmente mais barato. Uma vez que você paga para chamar a atenção das pessoas e algumas delas acabam entrando para sua lista de contatos, quando você  quiser conversar novamente com  esta pessoa, basta enviar um e-mail sem gastar nenhum centavo a mais.  

Maravilha,  agora que eu já sei de tudo isso, por onde eu devo começar?

Antes de prosseguir, preciso te deixar um alerta para os 2 tipos de pessoas que existem.

Tipo 1: Entram em campo e aplicam o que aprenderam para tentar melhorar seus resultados o mais rápido possível, mesmo quando não possuem as melhores ferramentas disponíveis.

Tipo 2: São eternos espectadores na vida profissional e pessoal e ficam assistindo o time dos outros jogar e levar a taça no final do campeonato.

Então, quem você quer ser? 

3 passos para aumentar a prospecção de clientes e vender pela internet com marketing de conteúdo

#1 Tenha uma identidade visual profissional e atrativa. Gere a melhor primeira impressão que você puder. 

Identidade Visual e prospecção de clientes

Não adianta você ter a melhor estratégia disponível para atrair pessoas até seu negócio,  se quando elas te encontrarem tomam um susto com a péssima qualidade da identidade visual da sua empresa.

Ter um logo, site ou blog mal cuidado e todo bagunçado irá, com certeza, causar uma impressão de desleixo. Comece observando os aspectos visuais de sua marca e toda a comunicação verbal e não verbal envolvida nos seus projetos. 

#2 Tenha um site, blog ou página nas redes sociais. Esteja Online!

Prospecção de clientes

Você quer mesmo aumentar a prospecção de clientes gerando mais oportunidades de negócios e melhorando as chances da sua empresa de aumentar as vendas?

O primeiro passo é estar presente no ambiente online. Nunca na história foi tão simples colocar um site ou blog no ar. Existem diversas ferramentas e plataformas que até  quem não entende absolutamente nada de tecnologia e programação consegue fazer isso em minutos. 

As redes sociais são em maioria gratuitas e sem sombra de dúvida você possui ou já possuiu alguma conta de e-mail. Não há desculpas, é arregaçar as mangas e começar.

#3 Produza materiais gratuitos relevantes para entregar para a sua audiência.

Aumentar a prospecção de clientes

Agora que você já sabe um pouco mais sobre quais são os fundamentos da estratégia de marketing de conteúdo. É importante que você comece a pensar que tipos de informações valiosas você poderia produzir e entregar para a sua audiência.

Existem vários formatos de materiais educativos. Alguns exemplos são: vídeo – aulas, pdf’s, ebook’s, checklists, ferramentas gratuitas, planilhas. E por ai vai.

Um número extremamente baixo de pessoas conhecem pela primeira vez os produtos ou serviços de uma marca e compram imediatamente  não é verdade? O que poderia ser mais importante do que construir um canal de relacionamento com este potencial cliente para que você possa conversar posteriormente para tirar dúvidas e trabalhar objeções relacionadas às suas ofertas?

Portanto. Foque em resolver problemas da sua audiência e entregar  conteúdos  relevantes relacionados ao seu mercado. Se você não der a devida atenção para estes 3 passos você não conseguirá construir um sistema profissional e consistente para se relacionar e gerar oportunidades de vendas pela internet.

O que fazer a partir de agora?

Passo 1: Avalie com atenção se existem possíveis melhorias a fazer em relação à identidade de sua marca. Lembre-se que é a primeira impressão que fica. 

Passo 2 : Verifique oportunidades que sua empresa tem de aproveitar melhor o ambiente online. Comece pelas redes sociais que são gratuitas. Veja se o seu site está com uma aparência moderna e atualizada, adaptado para aparelhos móveis. Comece a cogitar a possibilidade da criar um blog para sua empresa, ele será fundamental para disseminação de seus conteúdos. 

Passo 3: Veja se a sua empresa já possui algum material que possa ser adaptado em algum dos formatos apresentados. Tente produzir conteúdos de forma consistente e relevante para entregar à sua audiência, materiais ricos de informação em troca de seu registro de e-mail. Desta forma você garante que seu visitante ficará satisfeito caso você entregue um excelente material e você ainda poderá fazer contato por e-mail com ele posteriormente quando quiser.

Dica extra!

Agora você já sabe que existe uma estratégia eficiente de marketing de conteúdos para aumentar a prospecção de clientes e que pode melhorar muito as chances da sua empresa de gerar cada vez mais oportunidades de negócios e vendas

Conversamos um pouco sobre o poder da internet e sobre como grandes empresas e até mesmo multinacionais estão aplicando o marketing de 2 passos para intensificar seus resultados. Por isso nós queremos ajudá-lo a progredir e entender ainda mais.

Para isso, vamos dar a você a oportunidade de conhecer e aplicar ainda melhor o marketing direto de 2 passos.

Tudo o que você precisa é digitar o seu e-mail abaixo para ter acesso imediato ao Ebook Introdução ao Marketing Direto para Micro e Pequenos Negócios e descobrir estratégias ainda mais avançadas. 

Gostou das dicas? 

Deixe seu comentário abaixo dizendo o que achou e se você tem alguma dúvida. Por último, caso tenha gostado das informações disponibilizadas, compartilhe com seus amigos utilizando algum dos botões de redes sociais aqui do site.

Eu desejo muita realização em sua jornada!

Nos falamos em breve. 

Pietro de Oliveira

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